Sobre Plutão

Sobre Plutão

Não me assusta a mudança de classe de Plutão, assunto que causou frisson nesta semana que passou.

Eu adoro astronomia, adoro olhar para o céu à noite naquelas cidadezinhas em que quase não há luz e podemos ver também o céu da poesia, como o de Ícaro ou o de Mario Ruppuolo, em O Carteiro e o Poeta. Amo ver a astrofotografia.

Mas me incomoda muito a mania humana de classificar todas as coisas. Mais sensibilidade e menos razão nesse pseudomundo-racionalíssimo-e-tão-bárbaro-e-provinciano-e-tosco! Penso em Darwin e também nas classes de palavras, nas classes econômicas, classes escolares, animais, vegetais, sociais… etc etc etc. Por causa das classes é que a gente se perde neste mundo. Por causa da classificação é que se acentua o preconceito, se incentiva o mundo da aparência : pareça que pertence a esta ou aquela classe para pertencer a ela.

Ciência: verdade absoluta? Inquestionável? A própria história revela o contrário.

E sorrio ao pensar que o que Aristóteles pensou, Copérnico refutou, Galileu modificou… Os astrônomos de agora revêem e os do futuro também verão com outros olhos. Passei um tempo tentando, por curiosidade, entender o que Plutão era então, já que não era mais planeta porque assim os homens estudaram, comprovaram(?!) e decidiram. Não achei durante o primeiro dia da notícia o que Plutão era então. No outro dia, li sobre sua massa, suas características e etc… Para mim, o que verdadeiramente importa é as conseqüências de Plutão, simplesmente, existir. O que é Plutão para o homem e o que ele interfere na nossa vida.

A Lua influencia as marés, por exemplo. E mais os amantes e os poetas. Por isso ela é tão inteira, tão Lua. E Plutão?  É um corpo celeste (enquanto não decidirem os homens que é outra coisa). O que Plutão nos traz, o que transforma ou o que influencia ?

Blá-blá-blás à parte… Não interessam muito as denominações no âmbito que as pessoas as têm discutido.  Corpo celeste, astro, galáxia, planeta, sol ou satélite, nada mudará na sua vida porque o nome mudou. A ciência descobre que Plutão não pertence à classe dos planetas, então da descoberta derivam estudos que beneficiarão ou não a humanidade. Isso importa.

Qual a questão? Shakespeare é que estava certo neste mundo de ser ou não ser. Eisnsten também, quando encucou uns e libertou outros com a relatividade de todas as coisas…  Outro homem lá no passado da Grécia Antiga, um tal de Platão que não é o Plutão da questão, também já percebera as sombras projetadas na parede da caverna… Os limites da nossa visão. Camões, na Renascença, escreveu : ” Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,/ Muda-se o ser, muda-se a confiança;/ Todo o mundo é composto de mudança,/ Tomando sempre novas qualidades.”

Gente, paremos de chorar a classificação declinada. Talvez seja um convite a repensarmos a falsa solidez dos conceitos. Dos dogmas. Das certezas. E dos absolutismos que nos levam à Tirania da Intimidade, da Política, da Fofoca, da Crítica Indiscriminada, do Preconceito, da Intolerância.

“Tudo que é sólido, desmancha no ar”, não é Marx? Um brinde às mudanças, ao repensar, às novas descobertas. Mas um brinde especial com cara de vacina à lucidez que devemos ter para lidar com o mundo dos homens, da racionalidade e da ciência. Senão, poderemos ficar (ou permanecer) como o doutor alienista de Machado: louco; ou como os homens do ensaio de Saramago: cegos que vêem não vendo.  

Por isso é que eu não fiquei pluta da vida, não me preocupei com as mnemônicas musiquinhas escolares ( aliás, acho-as imbecis: se posso memorizá-las,p osso decorar logo o que tenho que aprender).

Plutão não é mais planeta, mas (parece que) continua lá no céu… Take it easy, portanto.

Sobre Alena Cairo

Humana por natureza, filha órfã com tristeza, professora por vocação, feliz por opção. Cidadã do mundo, viajante na vida, leitora compulsiva, amante do saber. Fotógrafa por paixão, curiosa como Pandora, falastrona e sorridente, ora Amélia ora Helena. Tantas vezes, Alena.

29 respostas »

  1. Amiga, concordo plenamente! essa mania de classificar, levando ao preconceito etc.
    a única coisa que mudou, é que Plutao (regente de escorpiao – meu signo) nao existe mais como planeta, logo eu também nao existo ahahahahha. O que é uma ótima constataçao, pois nao me sinto mais existindo nesse mundo de tantas verdades mesmo ahahahahh. Um brinde ao Plutao que nao mais regerá Escorpiao por nao mais ser planeta, assim como eu, nao mais pertenço a esse planeta terra tosco de tantas certezas cegas!!! bjao

    _________________________________________
    Sol!!! Você não existe! E isto é ótimo! Acabou de se libertar de si mesma e dos outros.

    Adorei!

  2. As coisas são o que são e não o que dizemos que devem ser. Entretanto, a apreensão do mundo (das coisas) pelo homem se dá pelo ordenamento (classificação) e nomeação. Como se disséssemos: uma paisagem só existe quando alguém a admira… Bom, se aquele corpinho celeste (celeste? o que é o céu? lá em cima ou lá em baixo?) continuará lá, independente do nome que lhe dermos. Mas, classificar é a primeira operação de inteligência. Pagamos um preço enorme por isso, porque daí pra frente vêm os preconceitos, as cegueiras, etc. Tudim como você falou. E disse!

    _______________________________________

    Exato! Mas por mais que facilite a vida a classificação e amplie a possibilidade de descobertas, vivemos em um mundo de exceções, óbvio. E temo pelas cegueiras das classes, juro. Detesto estereótipos. E tentaivas de enquadramento uniforme, mesmo os da ciência.  ;)

  3. Olha… vendo pelo ponto de vista mitológico da coisa toda, Plutão era o nome do deus que governava o Hades, então eu acho que é uma jogada de marketing muito da fajuta pra diminuir o capeta. Tudo bem que o Pultão não era um capeta tão encapetado quanto o do catolicismo… Mas sabe como é… o Vaticano reconheceu que a terra gira em torno do sol recentemente… vai q resolvem reconhecer a via-láctea inteira… o primeiro passo é rebaixar o capeta né… Tenha ele o tamanho q tiver.

    ________________________________

    Roberto, diante dos códigos brownianos moderninhos, vai ver que é uma jogada de marketing católico mesmo…    :)    :)    :)

  4. Hum…Fiquei chateada mesmo foi com a forma: por votação!!! Sei não, me deu uma sensação irreal..mas pra mim Plutão fica!!!

    ___________________________________________

    Por votação se escolhe tanta coisa… (ahahaha, outubro que o diga!)

  5. Eu acho engraçado. Como astrológa, ver os astronomos que nos menosprezam tanto porque a gente não se comporta cientificamente, terem decidido o status de Plutão por votação!!! Mas do ponto de vista da simbologia astrológica tem tudo a ver, só Plutão mesmo para provocar essas coisas. Beijão Alena.

    ______________________________________________

    Nalu, que tal você escrever um post sobre Plutão para eu publicar aqui, no A vida em palavras? Como astróloga, seria interessantíssimo!

  6. Muito bem escrito! Parabéns.

    Sinto por Plutão, no entanto. Se não fosse ele, com certeza o cachorro do Mickey teria outro nome… quem sabe Urano?

    Abraço, Jota A.

    __________________________________________

    Tomara que a queda do Plutão signifique a queda do cachorro do Mickey!

  7. porque o planeta não pode ser considerado um planeta?
    isso não é serta forma mas assim ficar so 8 planetas não contar com o plutão como vamos abitar não es certo

    ________________________________________________

    Ãnnhhh????

  8. olha eu queria saber por que que o plutão esplodio
    por favor pesso que seje breve no assunto

    muito obrigado!
    ___________________________________________
    Quem foi que disse que Plutão explodiu?
    Peço que preste atenção …

  9. O Plutão é planeta sim, quem é que vai mudar isso? Eu espero que ninguem, só porque ele é pequenininho?!!!!!! Pra mim ele é planeta e não há nada que vá mudar isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. POR QUE PLUTÃO FOI DESCONSIDERADO UM PLANETA NÃO VAI ACABAR COM O MUNDO EU SOU ASTRÔNOMO E SINTO FAUTA DE PLUTÃO ERA O PLANETA MAIS FRIO DO UNIVERSO CARONE SEU UNICO SATELITE QUE ERA AGORA NÃO E MAS JÁ QUE PLUTÃO FOI DESCONSIDERADO PLANETA NÓS DESCOBRIMOS OUTRO PLANETA E QUATRO VESES MENOR QUE A TERRA COMTEM A MESMA SUBISTANCIA QUE A TERRA LEVA CINQÜENTA DIAS PARA CHEGAR LÁ E TREZE PARA DAR UMA VOUTA COMPLETA NO SOL É DOUZE HORAS PARA COMPLETAR A ROTAÇÃO.

  11. o meu amigo RICARDO TEIXEIRA, aluno da escola leal da camara, no 12 A2, disse hoje em primeira mão que plutão explodiu! Ora eu, como ser astuto e inteligente, fui informar-me e encontrei este site com uma banda de imconpetentes insolitos em série.
    MEUS CAROS, PLUTÃO N EXPLODIU, apenas tirou dias com a sua familia que virá a aumentar ainda este mes.

    Agora a serio, pultão n explodiu, foi apenas retirado da categoria de planeta por não ter as competencias necessárias. Esperemos que a sua despromoção, não lhe prejudique a conta, caso contrario, o BPI, retira-lhe os bens.

    Obrigado

  12. Plutão sumiu. O planeta(sempre será um)desapareceu. Os cientistas estão loucos da vida, não sabem onde foi parar. Ou ele explodiu ou foi atraido pelo campo gravitacional de Nibiru, mas os também à a ipotese de ser um planeta macanisado que se move com a ajuda de propulsores, o que seria adimitir vida fora da Terra. :)

  13. e muito estranho plutão de repente sair da orbitá do sol até agora não sei se e pq talvez era pequenoo de mais pra dizer verdade naum sei sua história mais muito estranho é pessoal só tenho que dizer vamos cuidar do nosso planeta terra pois e o único que tem vida,água e seres e etc…. mais o que me deixa mais triste e que os outros planetas naum possui vida mais se deus fez assim é pq ele acho melhor porque se possuísse vida em os outros planetas ia ser bom mais era melhor aindas se alguns naum fosse quentes de mais e nem frio de mais como júpiter,netuno,urano e saturno e assim por diante….. eu sou uma criança DE 9 ANOS e talvez quando crescer talvez cientistas amu falar me dedicar sobre isso e na verdade uma história soque dentro dessas histórias existi outras i assim por diante …..

  14. e muito estranho plutão de repente sair da orbitá do sol até agora não sei se e pq talvez era pequenoo de mais pra dizer verdade naum sei sua história mais muito estranho é pessoal só tenho que dizer vamos cuidar do nosso planeta terra pois e o único que tem vida,água e seres e etc…. mais o que me deixa mais triste e que os outros planetas naum possui vida mais se deus fez assim é pq ele acho melhor porque se possuísse vida em os outros planetas ia ser bom mais era melhor aindas se alguns naum fosse quentes de mais e nem frio de mais como júpiter,netuno,urano e saturno e assim por diante….. eu sou uma criança DE 9 ANOS e talvez quando crescer talvez cientistas amu falar me dedicar sobre isso e na verdade uma história sobre planeta soque dentro dessas histórias existi outras i assim por diante …..

  15. Procurava apenas me certificar a respeito da da situação de plutão,que, segundo os astrônomos,deixou de ser um planeta, mas fiquei horrorizada ao ver como alguns brasileiros assassinaram a pobre gramática da língua portuguesa.
    É vergonhoso constatar como escrevem mal.E ,o pior de tudo isso é que quem assim o faz,exibe o título de pessoa letrada, detentora de grandes conhecimentos, quando, na verdade, precisaria ser alfabetizada. Bom seria que tivessem mais cuidado ao escrverem, pois o site é consultado por crianças, em fase escolar, que necessitam dominar o bom uso da linguagem escrita.Se alguém tem dúvidas quanto à forma de escrever, utilize-se da correção automática, afinal, ninguém sabe tudo.

  16. Tudo bem sobre os questionamentos a respeito de plutão, apesar de absurdos, a ciência nunca é absoluta, e sim passível de refutação! E Darwin nunca classificou nada, pelo contrario associou todos os seres vivos a ancestrais comuns!Ok!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s