Uma (im)possível resposta

Literatura recontada, parafraseada, transformada, aproveitada, adaptada, reinventada: possibilidades contemporâneas ou falta de criatividade ?Não penso em falta de criatividade de hipótese alguma… Creio que , muito pelo contrário, é muita criatividade e sinal de muita audácia reverter ou subverter ou transgredir ou escapulir ou entortar ou rever as coisas, as histórias, as pessoas, o mundo!!!

Que bom que nós, humanos, aprendemos, ainda que lentamente , que podemos contar as histórias de outros jeitos… de outras formas…sob outras óticas… A nossa reação face a esta hipótese nos descortina a nossa própria visão da existência: se podemos contar histórias tão contadas por séculos de outra maneira, incluindo personagens, mudando cenários, fazendo novo clímax e desfazendo os parâmetros antigos… revelando as entrelinhas, descobrindo outros pontos de vista… QUE BOM !!!!!!!!! ESTAMOS SALVOS, SERES HUMANOS!!!!!

Divago um pouco agora e viajo na hipótese: vai ver que o grafocentrismo do mundo moderno pode ter sido exatamente um plano maquiavélico de soberanos da antiguidade para aprisionar a alma e a mente humana (risos). Sim, se se quis por um código, um conjunto de signos, representar a fala, os sentimentos e os pensamentos, pode-se ter ambicionado encarcerar a liberdade de expressão artística, as múltiplas linguagens (mais risos)… Vai ver que quem inventou a escrita queria acabar com a capacidade de se aumentarem os pontos ao se contarem os contos lá no tempo dos hieróglifos do Antigo Egito.
Hum… já sei ! Tive uma “eureca” ! E então…

Era uma vez um tal de faraó muito rico e bonito (já repararam como se associa a idéia de riqueza à de beleza?). Possuía muito ouro, prata e pedras preciosas. Seu reino era enorme e tinha um exército de ESCRAVOS. Enciumado por ver que seus antepassados viraram lenda , portanto eram cada vez mais mitológicos, grandiosos, heróicos, pediu então ajuda a um astronauta… ops, aos deuses (eta ! eram ou não os deuses astronautas?) .
Aí… (adoro as crianças contando histórias… sempre vem o aí… por isso não o abandono) Aí, o faraó ficou resetando seu cérebro humano pra ver se a solução surgia. Naquele tempo, ele não pôde ler A Arte da Guerra porque o livro ainda não tinha sido escrito (nem escrita havia…nem imprensa de Gutenberg nem nada). Desesperado, sem saber como conter aquela fama toda dos antigos faraós, seus antepassados, invocou todo o céu e não é que recebeu ajuda dos seres extraterrestres ? (EXTRATERRESTRE ??!!!!!! Ora, por que o espanto? Se os deuses moram lá no céu não são então extra = fora + terrestres?)
Aí foi iluminado. Descobriu que água mole ou estaca afiada, se bater na pedra, fura. E juntou um séqüito de homens. Mandou que eles registrassem, na enorme pirâmide que construiu para “viver após a morte”, todas as suas riquezas e seus feitos e suas glórias. Mas pediu a eles que estavam inventando a escrita, que aumentassem também um pouco os pontos… Ele queria ser o maioral de todas as dinastias. E baixou então um decreto: a partir daquela hora, só o que estava escrito valia. A palavra falada perdeu então a sua importância– vai ver que é por isso que hoje a gente não pode entrar num supermercado, comprar comida e DIZER que vai pagar no próximo mês… Não, não… temos que assinar um papirinho moderno pré-datado ou então ESCREVER nosso nome num boletinho on line para 30 dias…
A partir de então, a vaidade do faraó determinava o que era verdade : nada mais que fosse dito era crível. E o povo, obediente, parou de contar as histórias de seus antepassados ou passou a contá-las como se fossem fantasias lendárias. Tem mais ainda, caro leitor, como só havia poucos homens capazes de imprimir na pedra os tais símbolos gráficos, ele resolveu que o CONHECIMENTO da escrita seria para poucos a fim de evitar que a dispersão da técnica fizesse com que os mais teimosos contassem outras histórias melhores ou mais homéricas para os seus súditos. Só o documento assegurava a verdade e assim se esfacelou o conhecimento passado de geração em geração. Tudo virou dúvida quando antes eram verdades ou, no mínimo, possibilidades.
Mas como os deuses não são de todo ruins e não servem a apenas um senhor, ficaram com pena da humanidade, especialmente daqueles velhinhos que reuniam as crianças em torno de si para lhes falar do passado. E então sopraram no ouvido deles a novidade. Sábios que eram, os anciãos decidiram aprender a escrever e começaram a secretamente transmitir o conhecimento para as crianças. E elas foram percebendo que, quando inventassem a escola, poderiam ter a sua liberdade de expressão de novo garantida.
Mas o malvado do faraó só pensava no próprio umbigo, ostentava ouro, prata e buscava aparentar o que não era: um rei ou líder de verdade. Que… estava longe disto! Na busca insana da sua eternidade de fama, Vossa Celebridade convocou os assessores e lhes exigiu uma solução. Pensaram, pensaram, pensaram.
E tomaram uma decisão : a partir daquele momento, os cargos todos só poderiam realmente ser ocupados por quem o poder determinasse. Assim, os líderes estariam todos comprometidos com a troca de favores e seriam vigias para o faraó. Como gozavam os puxa-sacos de uma série de benefícios, muitos se batiam para ter este cargo (lá vem a tal de ambição de novo, estragando e bagunçando o coreto…). E foi assim que o faraó foi dizendo que esta profissão era mais importante que aquela, que tal função não era importante… Além de indicar os chefes da educação e dos demais setores, o poder ficou com a função de determinar os conteúdos estudados, as versões permitidas da História, as normas gramaticalmente válidas, o currículo a ser estudado… tudo, tudo o mais!
Resultado deste dois mais dois todo: os mais velhos, homens e mulheres que professavam as múltiplas verdades de vivências e saberes das gerações antigas, e também as lições de senso comum foram desvalorizados numa das maiores manobras de inversão de valores da história. Deste modo, o pronunciamento foi um momento solene, para o qual só foram convidados os mais VIP´s . A nova lei ditava: “me agrade, eu sou o poder, eu tenho a força e você pode se dar bem se estiver do meu lado”. Muitos se curvaram, então, para o faraó passar.
Assim tem sido a humanidade desde aquele tempo … O tirano da ficção, metáfora de tantos soberanos ou das elites privilegiadas, quase quase triunfou. Bolou um plano e guardou bem escondido o segredo da pedra filosofal com a qual se fez poderoso. Pegou uma arca, socou lá dentro o valor da oralidade, a imaginação, a felicidade do reino, a alegria, a liberdade, o amor, a auto-estima, tudo, tudo de bom que havia. E se declarou o maior astro pop de todos os tempos.
Só que ele não contava com o aparecimento de Dora… Danada como era, driblou os seguranças e, em busca de um autógrafo, xeretou o camarim da mega pirâmide cinco estrelas. A garota era lá uma jovem… quase criança ainda e não conhecia bem os rigores da lei. Percebeu que as máscaras que o soberano usava eram todas iguais: revestidas de jóias, ouro e prata por fora, aparentemente lindas, entretanto, ocas. E ele era humaníssimo como qualquer um. Sob a luz difusa das tochas, parecia um semideus, mas qual nada! Nada de deus grego nem romano nem egípcio. Era falível também. Errava. E o seu grande descuido foi não trancar bem a arca sagrada dos segredos.
Dora, atenta a tudo, descobriu-a e futucou-a. Descobriu, então, surpresa: a cegueira imposta aos homens de seu tempo. Dispersos, ofuscados pelas luzes do palco armado, surdos pelos decibéis pops, mudos pela censura imposta, não percebiam que há muito lhes fora tirado o que havia de mais precioso: a curiosidade. Doutrinavam cegamente a sociedade inteira e educavam as crianças ensinando-lhes o autoritarismo para os vencedores e a droga da obediência para a massa. As respostas aos seus porquês eram assim: porque sim, porque não, porque eu quero… nada de explicação! Só a imposição da força.
Astutamente, a menina então vestiu a fantasia, alimentou-se da esperança e abraçou a curiosidade. Escreveu tudinho no primeiro papiro que achou e, com o pó de pirlimpimpim que já era conhecido das antigas arcas, soproueste segredo em um objeto : um livro!
Até hoje, tempo tão tão tão distante daquela era … vira e mexe, quando alguém o abre, folheia e lê, pode de novo resgatar a humanidade outrora perdida, a esperança, a capacidade de sonhar. E ser feliz

(aos atentos gramatiqueiros de plantão, observem acima: não foi um erro de digitação, a história não tem ponto final!)

(Risos pelo devaneio)

Então, colegas, quando cremos que na literatura cabem todas as possibilidades que a História Oficial nos negou, temos a exata consciência de que a ditadura, a opressão, a ordem estabelecida até então, a tirania, o poder cego… todos os desvarios das classes dominantes podem, sim, ser abalados.

Uma pausa para pensar Balzac: “A literatura é a história privada das nações”.

Quem conta o conto sempre igual é porque perdeu o que de humano tinha: a autonomia, o raciocínio, a criatividade, a audácia, a possibilidade. Lembro O Velho e o Mar e penso que o ser humano pode ser destruído, mas derrotado não. Lembro as histórias fabulosas que nos doutrinaram com a idéia de que a lei é a do mais forte, que o esperto é quem vence, que quem espera sempre alcança. Então aplaudo os que tiveram audácia de criar e recriar o mundo, pela imaginação e na realidade, provando que é possível
sim, que haja histórias diferentes, diversas… Paráfrases, fusões, re-invenções… ( Cecília não poetizou : “A vida só é possível reinventada!” ? )
Se assim não pensamos, torcemos sempre para a força da Mônica derrotar a inteligência do Cebolinha, para a esperteza do Jerry vencer, humilhar e maltratar o Tom, para o Zé Carioca sempre fugir de suas responsabilidades e reforçar o estereótipo de malandro brasileiro com que o Walt Disney nos “presenteou”.

Ainda bem que se pode contar A NOSSA HISTÓRIA de uma outra forma, ainda bem que o mundo MUDA , que NADA DO QUE FOI SERÁ DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA,que nem toda FEITICEIRA É CORCUNDA, senão , nós , brasileiros, seríamos todos só BUNDA (valeu, Lulu, Rita e Zélia!).

Ao invés de repetirmos em sala de aula apenas o que aprendemos, com tantas e tantas limitações e pontos de vista impregnados do discurso oficial, da lei da elite , da visão de quem vence, da ótica de quem tem o poder, como , infelizmente, a História do Brasil que nos é contada em sala do fundamental ao ensino médio, façamos com nossos alunos e conosco um resgate daquilo que nos roubaram pela tirania e pelo abuso de autoridade, de poder: a nossa capacidade de perguntar POR QUÊ ?
Deste modo, em vez de decorar todas as datas dos fatos, entenderemos que estudar história é mais que mera cronologia: é análise de causas e conseqüências, é possibilidade de transformação pela conscientização de que somos os sujeitos do nosso tempo, da História e da nossa vida.
Também deste modo poderemos dizer aos nossos alunos que a Arte é essencial porque é o fruto da sensibilidade, da alma, dos sentimentos humanos… algo tão desvalorizado em mundo de materialismo e capital, de consumo e de bens. Então, poderemos seduzir os jovens e lhes transmitir a necessidade de resgate do interesse por si mesmo (e não pela celebridade da nova novela); pelo outro próximo e também distante ( e a alteridade não será somente uma palavra “difícil”, mas compreendida como parte e complemento do que somos); pelo meio em que vive (social, político, cultural) e pelo ecossistema, entendendo-se como parte dele e não apenas “um turista dentro da placenta do planeta azulzinho” (não é, Arnaldo, Marisa e Carlinhos?).

Então, leitores da palavra, leitores da vida, de si, do outro, do mundo, entenderemos, nós , professores e alunos, que, na literatura, por ser o espaço do possível, cabe até o impossível!

“A vida só é possível
Reinventada !”
Cecília Meireles

Alena Cairo 13/03/2006

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5 comentários sobre “Uma (im)possível resposta

  1. Bom…
    tinha que fazer um trabalho e digitei no google “A vida só é posível reinventada”, achei esse texto, fiquel com preguiça de ler, mais resolvi ler o primeiro paragrafo.
    Tudo ficou tão interessante que chequei ao final do texto…
    Resolvi que vou transmitir isso para todos os meus colegas e professores, como diria Cecília Meireles A vida só é posivel reinventada…

  2. Seus textos são todos inspiradores, libertários e anti-convencionais. No mundo moderno, capitalista e escravizante, o stress está por toda a parte e parece que vai durar por toda a vida…

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