“Não se pode ser sem rebeldia”

“Eu acho que os adultos, pais e professores, deveriam compreender melhor que a rebeldia, afinal, faz parte do processo da autonomia, quer dizer, não é possível ser sem rebeldia. O grande problema está em como amorosamente dar sentido
produtivo, dar sentido criador ao ato rebelde e de não acabar com a rebeldia. Tem professores que acham que a única saída para a rebelião, para a rebeldia é a punição, é a castração. Eu confesso que tenho grandes dúvidas em torno da eficácia do castigo.

Eu acho que a liberdade não se autentica sem o limite da autoridade, mas o limite que a autoridade se deve propor a si mesma, para propor ao jovem a liberdade, é um limite que necessariamente não se explicita através de castigos. Eu acho que a liberdade precisa de limites, a autoridade inclusive tem a tarefa de propor os limites, mas o que é preciso, ao propor os limites, é propor à liberdade que ela interiorize a necessidade ética do limite, jamais através do medo.

A liberdade que não faz uma coisa porque teme o castigo não está “eticizando-se”. É preciso que eu aceite a necessidade ética, aí o limite é compromisso e não mais imposição, é assunção. O castigo não faz isso. O castigo pode criar docilidade, silêncio. Mas os silenciados não mudam o mundo. ”

(Paulo Freire, Pedagogia dos sonhos possíveis. Org.Ana M.A. Freire. Editora Unesp)

6 comentários sobre ““Não se pode ser sem rebeldia”

  1. Mew..tp concordu non dvia ter castigus porra ninhuma…+ eu non mi silencío pra nd…nem qi eu tnha qi sofre puniçoes drasticas..(tp…qd minha mae mi kastiga tirandu mew pc,eu quasi soko a kra dla + num façu issu pq afinal eh minha mae neh!?)tp u pior eh qd os pais non gostam du jeitu qi seus filhus si vestem tp..a minha mae,…i meu pai tbm..non sei pq mais iria ser mtu melhor si vivessemus numa ANARQUIA..principalmenti us PUNKz iriam adorar^^

  2. a vai a merda os castigo!!!!!!!!!!!
    castigo é coisa do capeta!!!!!DO CAPETA!!!!!!!!!!!
    e as surra de cinta…varinha….avaiana!!!!
    avaiana é feita pra tortura os jovens, crianças, e afins!!!!!!!!!!!
    pra q castigo pra q bate?????só me dexa + revoltado!!!!!!

Deixe um comentário

