TPM

Navegando sem destino por aí, ri de me acabar agora. Veja os quadrinhos do Angeli do blog azeitona na empadalheia .

Vamos ao texto:

Alguém aí tem TPM? Não, não, não falo da tradicional, da que a maior parte das mulheres tem. Enquanto todas viram bicho, no pré-menstrual, eu, simplesmente, fico linda, me acho, não caibo em mim… sou gentil e feminina, tenho apetite sexual, alegria e o diabo a quatro. Aí vem a  benedeta! Chega, não tenho cólica, não me incomoda, nem ligo… fora este ou aquele incoveniente de sentir vontade de tomar 32 banhos.

Então a fulana vai embora… Primeiro dia, tudo oba! No segundo ou terceiro depois que ela zarpa… ETA! Começa o problem. Eu tenho Tensão PÓS-MENSTRUAL. Alguém já estudou isso? Definho, definho, definho… como 25 chocolates, encho de espinhas uns três dias, fico intolerante, me dá uma  megahiperinconsolável depressão…Choro, me sinto feia, a pior de todas, nenhuma roupa presta, olho-me no espelho e me dá vontade de fazer uma plástica para mudar tudinho… até o crânio pra outro formato. Olhar a barriga nem se fala, as coxas? Piorou. Se pudesse, não saía, me intocava para sempre pelos 4 dias do processo. Às vezes, dura seis ou sete. Uia!

Nem amiga, nem aluno, nem love, nada… fico incomunicável…e já percebi que ainda tem mais: se for na Lua cheia, sai de baixo, aí eu provoco só para brigar.

Demorei anos a perceber… pensava ser temperamental apenas, não havia associado aos hormônios e às fases lunares. Neste período, só uma coisa ameniza o processo: caminhar na orla ou fazer ginástica. O diabo é eu em TPM(pós) entender isso…

____________ 

Tive uma idéia: vou incluir no lattes a minha segunda pós: pós-menstrual. Sou doutora já.  Quase PhD.

Anúncios

18 comentários sobre “TPM

  1. Nossa, pelo menos você tem uma vantagem, na menstruação ou na pré vc se sente linda, maravilhosa, desejos… pior são pessoas como eu, que nem passa por essa fase, vai direto para depressão na TPM,se aumentar um pouco que seja o tom da voz, ja estou praticamente com asma de tanto chorar, pois acho que gritaram comigo….rs Isso é terrível!
    Mulheres, mulheres, mulheres…..MULHERESSS!
    Beijos

  2. huahuahuahuahuahua…
    Minha querida tpm também não é muito normal não, mas o engraçado é que ela passa dias antes da menstruação chegar. E eu também tenho um período que fico me achando, mesmo que não seja verdade…Adorei o post ai debaixo, e gostei da idéia de colocar mesa só pra si. que vontade de fazer isso. Com filho pequeno é quase impossivel pensar em um tempo só seu. Quando ele pinta é tão curto que qdo vc pensa o que fazer, o tempo já passou…Abraços. Curta muito os prazeres da solidão, que são muito bons, a despeito do preconceito que se tem com o estar sozinha, o que muitas vezes nem deixa a gente curtir um tempo só nosso. Mas já vi que não é o seu caso… :o)

  3. Lí os últimos textos, Alena! Muito bons!
    Incrível a sua sensibilidade.
    No caso do texto anterior, o que fazer quando se sente sozinha e precisa de companhia urgentemente?
    hehehehm tem horas que a companhia é extremamente necessária.

    Neste texto que estou comentando, a pessoa sabe da sua mudança de humor durante o período menstrual e não pode fazer nada, isso é complicado. Acho que às vezes uma distração ajuda!
    =DD
    bjoss

  4. Não, enteendo porque a mulher tem que enfrentar toda essa complexidade de auterações homonais nos periodos menstruiais. Tem algumas que me emocionam: Não sei se é bom ou ruim. Mas o que me encanta profundamente é esta confusa beleza de ser mulher!!!!!
    Dificil ser muhler, mas somos únicas! Somos capazes de nos indignar com o que ocorre de errado. As vezes essa sensibilidade excessiva nos faz sofrer. Mas como fala o velho dito popular tudo tem seu preço!!! È pagamos o preço por desbravar as conquistas, os passos importantes em nosso dia a dia. Cada mulher sabe de sua historia, e o que cada uma lutou para conquistar os seus direitos. Para ser independente.

  5. Puxa..finalmente achei alguém parecida comigo..rs
    Eu tb sou +ou- assim..meus sintomas vêem depois.. Será que existe mesmo tensão pós?? Tipo de ser comprovada pelos médicos??
    Agaurdo uma resposta no e-mail tá??
    beijinhos!!

    • gente me dá um alivio no coração encontrar esses relatos…. eu tb tenho isso… e pra piorar hoje (TPOSM) enjoei de chocolate, e só chocolate que me aliviava… perai q vou ali me matar e ja volto!!!
      AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

  6. Já pensaram em suspender a menstruação?Estou realmente tentada a experimentar seja por implantes hormonais ou pílulas, embora eu não goste da idéia de um corpo estranho injetado sob a minha pele, porém os benefícios de se livrar dos desconfortos da bendita TPM deve realmente valer a pena. Vocês conhecem alguém que fez isto? Me contem.

    ________________________________________________________

    Leia a teoria de Elsimar Coutinho “A sangria desnecessária”. Vai convencer-se.

    • Concordo com Sonia,

      Depois de ter a oportunidade de ser atendida pelo Médico Dr. Elsimar Coutinho minha vida mudou, hoje sou outra mulher.
      Não sofro mais com as terríveis cólicas, sangramentos, mal-estar, enjôos e o melhor de tudo… Curei da minha Endomentriose que me sacrificava, fui 5 vezes pra mesa de cirurgia e de nada adiantava.
      Quando conheci Dr. Elsimar Coutinho, usei os implantes hormonais, parei a menstruação e fiquei curada da endomentriose que quase tirou minha vida.

  7. Gostaria de saber como lidar com minhas tensão pré menstrual e pós menstrual, pois quem mais tá sendo prejudicado com isso é meu noivo que não sabe mais o que fazer pra me agradar, se alguém tiver alguma solução da como lidar com isso favor mande um e-mail pra mim.Obrigada

  8. Estou a procura de informações a respeito de TPM (tensão pós menstrual) pois sinto que meus hormônios ficam alterados depois da menstruação, sou temperamental, mas nesse período me sinto insuportável, brigo por qualquer motivo,etc e tal, descobri há alguns meses pois nunca acreditei ter a tensão pré, mas mesmo assim existia o período de alteração de humor e era sempre depois da menstruação, então estou à procura… procurarei um ginecologista para saber se procede esta suspeita.

  9. Ola, passei por 3 dias insuportaveis. Hoje estou melhorzinha e comecei a raciocinar sobre meus lastimaveis dias. Cheiguei ao diagnostico que tenho tensao pos mentrual. Sempre fico melancolica, sensivel, fechada para o mundo e ate para mim mesmo. Como pode isto? Nunca tinha procurado saber nada sobre isto, acho que nunca mesmo tinha comentado com alguem. Infelizmente ou felizmente nao sou unica. Eu uso o imlante uterino Mirena, acho maravilho, tanto que ja estou no meu segundo. Ainda menstro um pouquinho que apenas um carefree resolve.
    Eu tb tenho esta fase de me produzir, mas nao consegui definir ainda quando eh, vou comecar prestar mais atencao.

    Um abraco

  10. achei interessante:
    TPM é decorrente do pico de LH (hormônio luterizante), que ocorre no período ovulatório, com aumento da progesterona e subsequente queda para ocorrer a menstruação. A fase pós-menstrual é regida pelo estrogênio (hormônio feminino), que mantém a mulher mais social e bem humorada. Você pode estar com alguma deficiência de testosterona (hormônio masculino) que rege o humor. Procure um ginecologista para verificar a dosagem hormonal.

  11. Tava procurando algo sobre isso na net e encontrei esse post, acho q deve existir alguma explicação para algumas pessoas ficarem tão péssimas depois da menstruação, como eu! Enfim, todo mundo só fala de pré, então você se sente meio alienígena, pq deveria estar ótima segundo o conhecimento médico, e nem pode explicar q tá de TPM, pq já passou o período normal,ai ai, e todo mês é a mesma coisa!

    • pois é aline, falei com alguns medicos e eles meio q falaram que sou louca, que isso nao existe…. uns asnos….
      eu fico igualzinha a Alena Cairo, mega debem com a vida antes e durante a menstruação, me sinto um mulherão, mas depois a depre vem forte…
      tenho estudado e cada ser é tao unico que nao ha uma saida só, mas pra mim tem aliviado muito o uso de farinha de linhaça dourada, consumo de melão, e exercicios fisicos (inclusive sexo claro) e nao engulir sapo, este ultimo principalmente…. pois a TPM nada mais é do que o extravase de tudo aquilo que passamos entalados durante todo o mes… ele vem de forma potencializada no periodo que ficamos mais sensiveis… e essa sensibilidade nao é só ruim, se a gente aprender a usa-la pro lado positivo, ela pode ser muito boa pra nós!!!! Mas ai requer um baita dum auto-conhecimento !

      bjs e boa sorte à nós!!!

  12. Ai q bom que eu não sou a única!! gente vcs não tem noção do q é isso sinto enxaqueca, muita fome, palpitações cardíacas, ansiedade exacerbada, muito medo de tudo e uma deprê impressionante, começo a me questionar sobre o sentido da vida, as vezes me sinto uma anormal por que tudo acontece alguns dias após a menstruação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s