Homem estátua

foto by Alena Cairo

Muitos perguntam o que é que a Bahia tem… A Bahia também tem homem-estátua. É comum em cidades de diversos países do mundo: Roma, Veneza, Paris, Lisboa… Aqui eu observei que algumas pessoas fazem cara feia ao vê-lo aproximar-se. O rapaz fica inerte por alguns minutos com a constrangedora cesta de moedas estendida.  De férias, em outro país, muita gente coça o bolso e resolve agraciar o pedinte inusitado que  toca sax, violino, órgão ou também se faz de homem-estátua.  Ora, a vida é bela, o rapaz se caracteriza e passa a noite a tentar divertir aqueles que, no largo do Rio Vermelho, comem seu acarajé e tomam sua cervejinha despreocupados. Eu apóio a sua arte.

foto by Alena Cairo

Este senhor de lata estava em Veneza, próximo à Piazza San Marco a ganhar os seus centimos. Por que tratam mal no nosso país pessoas que sobrevivem com as mesmas estratégias de outras que , lá fora, a muitos agradam?

8 comentários sobre “Homem estátua

  1. Fico sempre impressionada com a paciência que estas pessoas têm para ficar tanto tempo paradas. Em Braga costumo ver um casal, Arlequim e Querubina (acho que é assim que se chamam as personagens) e as crianças adoram. Dá gosto ver os olhos que fazem, como se acreditassem que realmente são estátuas 🙂

    ____________________________________________________________

    Fotografa para mim, que eu vou adorar publicar aqui. Poderíamos até lançar uma campanha legal aqui no blog: quem conhecer os homens ou as mulheres que se fazem de estátua fotografam e eu publico aqui, seria ótimo. Chamo-te de Zy ou de Lalage? Até hoje não sei…

  2. Num pais onde emprego e tao dificil, onde tem tanta pobreza, a gente podia ser mais cordial com gente assim, que encontrou uma forma criativa de ganhar um trocado, ne? Me parece que ha um certo ressentimento das pessoas, como se o meu dinheiro fosse mais suado que o dele, so porque eu passo 8 horas por dia num escritorio.

    _______________________________________

    Isso! É honesta esta forma de ganhar uns trocados. Eu apóio. Pena a arte não ser valorizada no nosso país.

  3. Nunca vi desses e olhe que moro em Salvador e estive em Portugal recentemente, em Lisboa e em Porto.

    _____________________________________________________

    Gabi, no Rio Vermelho há. Este rapaz. Em quase todas as grandes cidades que visitei eu os vi.

    Cada figura…
    Um beijo.

  4. Aqui em Bh sempre tem isso na Praça Sete. eu sinceramente fico impressionada com a capacidade deles de ficarem horas imóveis, acho fantástico. Beijos.

    ________________________________________________________

    Quando os achar, clica com a câmera e me manda. Beijos.
    🙂

  5. Fotografarei quando voltar a Braga. Prometido.
    Para a família sou a Zé, os colegas me tratam por Maria, meu nick blogueiro é Lalage: escolha o tratamento que preferir 😉

    _______________________________________________________

    Então, ótimo! 😉

  6. eu fui um dos primeiros a iniciar a arte da quietude expressiva em 1986 na sramblas em Barcelona, e muitos pensaram que tinha enlouquecido, mas vinte anos passados, outros tantos seguiram a minha ideia e fazem das estátuas vivas a sua arte. Força para todos!
    staticman
    http://www.staticman.org

    _____________________________________________

    Maravilha!! Adoro o trabalho , acho super legal. Parabéns!

  7. Olá adorei a foto e estou super afim de encontrar um homem estátua aqui em Salvador…você sabe onde posso encontrar? Agradeceria se você pudesse me responder para meu email.
    Obrigado!

  8. Homens estátua,eu os vi em Veneza,Roma,Barcelona e Paris.
    Muito bonitos,em Veneza principalmente.
    E simpáticos,embora sem palavras,mas os gestos diziam tudo.
    Tenho até fotos com um.

Deixe um comentário

