A comida é bela

Como por causa dos sentidos. Não conheço a fome. Como porque acho gostoso, porque sinto prazer. Como porque meu paladar reconhece os azedos e os doces, o amargo e o ácido. Como porque me agrada os olhos a aparência da comida. A multiplicidade de cores. Do tom vermelho do dendê frito do acarajé ao verde sedutor de um kiwi partido. Como porque me agradam os aromas. Porque sinto o cheiro delicioso da tangerina e o aroma inconfundível de uma moqueca bem feita. Como porque me agradam as texturas. Gosto das folhas verdes e tenras e me delicio com o crocante da tapioca torrada ou da granola matinal. Como porque me agradam os sons. Do alho fritando no oliva, da carne recheando na panela ou da pipoca estourando. Como porque tenho sentidos. Tem sentido então.

A minha mesa precisa ter beleza porque eu como com os olhos.

O meu alimento precisa ter cheiros distintos porque respirar o aroma me enche os pulmões de prazer.

A minha comida precisa ter tons variados porque sento à mesa e contempo apaixonada a multiplicidade de cores da natureza.

Meu tato precisa da rigidez da cenoura e da maciez do pêssego, do espinho da cajarana e do ardor da pimenta nos dedos.

Meu paladar necessita das texturas. Da liqüidez da sopa, da consistência do pirão. Da fluidez do suco e da angústia das bolinhas de tapioca no mingau.

2 comentários sobre “A comida é bela

  1. Sempre que vou a Bahia, por motivo de trabalho, não é o trabalho que me motiva e sim a comida que eu sei que me espera. Escrevi até um post sobre isto depois da minha última viagem.

    Fico sempre na dúvida se é da comida baiana ou da mineira que eu gosto mais. Nesta questão sou bígamo. Assim como dá pra amar várias mulheres. Dá pra gostar de várias comidas.

Deixe um comentário

