Eide

Como eu ia dizendo no post anterior, acabei parando num blog de uma amiga da Soll e vi um vídeo do you tube que dissipou a urucubaca que me haviam jogado. Quando eu era pequenininha, com uns quatro anos, minha mãe engravidou de novo. Ia nascer minha segunda irmã. Naquele tempo, 1979, eu adorava este desenho animado que passava apenas no SBT. Não perdia um.

O nascimento de um bebê, quando a gente tem cinco anos, significa algo muito legal: nossa boneca vai virar gente! Minha mãe, preocupada com o que fazer com duas crianças e mais um bebê, tratou logo de comprar o lançamento da estrela, no dia 30 de setembro de 1980. Saí das Lojas Americanas feliz da vida carregando uma caixa do meu tamanho: era o meu bebê (aquele maiorzão -minha família – graças – é toda hiperbólica!).

 Além de ser lindinha a boneca,vinha com uma chupeta (com que eu passava o dia na boca e olha que eu própria não chupava bico quando neném) e tinha um cheirinho delicioso de talco, o que nos fazia passar o dia cheirando a cabecinha dela. O nome da nossa bebê era Michelle. Grafado assim. A gente mesmo que inventou, mas a certidão só nasceu anos mais tarde, lóógico.   

Tudo que minha mãe fazia, eu e Ilana imitávamos. Assim aprendi a colocar fraldas de pano.  Ilana era menor, tinha três anos e minha mãe a tapeava, dando-lhe uma boneca menor para ela cuidar. O meu bebê era todo meus cuidados. É claro que eu cortei o chumacinho de cabelo – esperando que naturalmente crescesse depois, é claro que eu risquei as perninhas da boneca e do bebê – para limpar com os produtos da J&J, é claro que eu enfiei muitos cotonetes no ouvido da boneca e dei banho no corpinho de pano que ficou pendurado no sol depois porque não podia molhar!

Então minha mãe nos ensinou que poderíamos lavar as roupinhas e … era uma vez as roupinhas de todas as bonecas que viviam nuas para eu lavá-las (criança tem cada uma!).

Lembro que uma vez eu gastei um frasco inteirinho de higiapele na boneca meu bebê, limpei as pernas, o rosto e tudo mais a que tinha direito. Minha mãe ficou brava – dinheiro não era lá coisa para se desperdiçar – mas achou graça. Coisa que só as mães sabem fazer tão bem.

O fato é que minha mãe esperava pela terceira vez um menino, mas novamente veio uma menina e estava sem nome – porque ela escolhera o nome do garoto. Aí então, eu, falante que só, pedi a ela que colocasse o nome Eide (aportuguesou), que era o nome da bonequinha do desenho e que na época eu achava a coisa mais fofinha do mundo. Revi hoje no you tube a animação  e me lembrei de que era exatamente isto que eu queria que a minha irmãzinha fosse: uma menininha linda, leve, alegre e feliz, muito feliz.  

E foi assim que nasceu o nome de minha irmã caçula.

Anúncios

7 comentários sobre “Eide

  1. Que história linda essa de seus pais a deixarem escolher o nome de sua irmã 🙂
    Aqui em Portugal a Heidi também deixou saudade. Eu e meus irmãos também víamos estes desenhos animados! Todos os sábados à tarde reuniamos os amigos na sala e era tipo sessão de cinema: todos a rir e a chorar ao mesmo tempo. Lembro-me de angústias que duravam uma semana até ao sábado seguinte. Antes dava sempre um programa sobre agricultura que nós odiávamos porque parecia que nunca mais acabava para podermos ver o desenho favorito 🙂

  2. Histórias de infância são sempre doces…
    Nunca mais vi higiapele no mercado, tudo bem que eu não sou o público alvo deste produto, mas ele também não tem passado pelas minhas vistas.

    _____________________________________

    Nem sei se ainda existe, Gabi! Eu também nunca mais o vi, mas não me esqueço de que minha mãe usava o produto. Quanto aos produtos J&J, sou fã! Meu supermercado parece o de quem tem filho pequeno: compro shampoo, sabonete, óleo, cotonete e a lavanda para dormir (risos). Todos os meses! O shampoo é o melhor para o meu cabelo, creia.

  3. oh minha infância querida que o anos não trazem mais… e ai querida Alena? tudo em paz com você?
    olha o biscoito da sorte que minha filha pegou domingo: “Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem”… e eu diria, as crianças vêem coisas que os dias e os anos nem imaginam! rsss bjao pro cê! soll

  4. Ha! voces sabiam que o meu nome tambem é eide
    o meu nome foi tirado de uma novela antigamente
    e a novela tambem tinha uma menina chamada eide
    so que eu procurei essa novela pela net e eu não achei!!!
    Um dia eu quero conhecer quem foi que colocou o meu
    nome no desenho animado♥♥♥ mando bjuss para a menina
    chamada eide e um super abraço!!! olha que um dia vou te
    conhecer!! Baaaaaay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s