Como arrumar a bagunça em 30 dias Dia 10

Limpeza na despensa!

Descarte os alimentos vencidos. Não deixe de calcular mais ou menos o preço do que jogou fora para sentir quanto tem destinado do seu trabalho ao lixo. Sim, jogar qualquer coisa fora, significa que está perdendo seu dinheiro, gastando suas horas de trabalho.

Verifique o que há para comer em casa e só depois vá às compras.

Hora de organizar a lista de compras. Sim, faça isso, por amor ao seu bolso. Lembre-se de comer antes de fazer supermercado. De barriga cheia, a gente realmente compra menos e cede menos às tentações. No caixa, repasse a lista e tire, sim, do carrinho, os supérfluos que foi colocando ao longo das prateleiras. Porque você também merece, não tire todos. Escolha alguns e se presenteie.

Organize sua lista de compras de sempre – todo mundo tem a sua. Eu compro mais ou menos as mesmas coisas há mais de 10 anos. Coloque na lista todos os itens de que vai precisar e procure fazer compras mensais para não ir sempre ao mercado e gastar mais. Quanto à comida, o ideal é fazer compras semanais: você desperdiçará menos. Começo sempre pelo cardápio da semana. Escolho as refeições principais e depois os lanches e café da manhã e jantar. Calcule quantidades a partir do cardápio. Você verá como o exagero diminuirá. Quando já sei quantas saladas farei  mais ou menos,  não compro verduras nem folhas a mais.

Se, no mercado, houver promoções de ocasião, não vacile e mude o menu da semana para aproveitá-las.  Ao cozinhar, meça porções de acordo com a quantidade de pessoas que comerá. Faça em refratários as porções exatas. Cozinhe de uma vez porções maiores e congele o que for possível. Além de ter a famosa carta na manga se aparecer convidado surpresa, você também tem o que comer nos dias sem empregada ou naqueles em que a preguiça do fogão a invadir. Ah, e também naqueles noites de desespero em que bate a fome bem tarde.

Procure comprar tudo da semana para não ter que ficar indo ao mercado todo dia nem comprando em delicatessen ou padaria – que é sempre mais caro.

* * *

Aproveite o dia na cozinha para listar também o conserto dos eletrodomésticos e dos utensílios que faltam: um abridor de latas novo, o descascador de legumes, o fura cocos, o amolador de facas, o copo do liquidificador, o suporte para papel toalha quebrado, o moedor de pimenta, a banana da borracha da panela de pressão… coisas do gênero.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s