Paralisação dos professores

Existem mães que se sentem chateadas com a greve dos professores, existem mães que não têm com quem deixar seus filhos e que têm uma vida apertadinha de compromissos e dançam um balé danado para dar conta de tudo. E eu entendo como mãe o quanto a falta da escola atrapalha a nossa rotina. Mas como professora, eu sinto um orgulho danado de ver as professoras da escola da minha filha conseguirem fazer a paralisação amanhã junto com a categoria, lutando não contra a escola, nem contra seus alunos, muito menos contra a gente, pai e mãe. É uma luta maior, uma luta contra uma condição social de desrespeito, exploração e indignidade que envolve a classe profissional como um todo.
Eu sinto orgulho destas professoras que cantam, dançam, ensinam, fazem projetos e acalentam o choro dos nossos filhos, que nos fazem felizes com o legado que eles trazem de novidades para a nossa casa todos os dias. Sinto orgulho pela formação delas, por saber o quanto são empenhadas, estudiosas e boas em seu trabalho. Sinto-me segura em deixar a minha filha na escola todos os dias porque tenho visto o quanto acertei na escolha.
Amanhã, eu vou dizer à minha filha porque a pró dela não vai para a aula: ela estará em uma sala bem grandona, junto com muitas prós de muitas escolas, todos debatendo e discutindo um assunto que diz respeito à dignidade dos trabalhadores, à integridade moral e à melhora econômica da vida delas. E assim a gente, pai e mãe, pode ter a certeza de que as professoras, mesmo ausentes, continuam ensinando: uma lição tão linda que eles poderão levar para a vida inteira. A luta por si mesmos, por seus sonhos e pelo seu trabalho. É assim também que se faz um mundo melhor.

Deixe um comentário

