Para os polêmicos… entenderam??

Creio que todos os dias são dias das mulheres, mas também dos homens. São dias nossos.

A homenagem existe, entretanto, por motivos sérios.  

Existe porque operárias foram queimadas numa fábrica trancada pelos opressores que a incendiaram face à sua reivindicação de melhores condições de trabalho.

Existe porque durante quase dois mil anos o patriarcado se instaurou no mundo ocidental.

Existe porque vivemos numa sociedade que foi (foi?) muito machista e sinônimo de opressão, violência  e desrespeito à mulher, infelizmente.

Eu ressalto a importância de haver dia das mães, das crianças, dos namorados,  da mulher, do índio, da consciência negra, da secretária, do jornalista, do contador, do aviador, da poesia, do médico, do professor, do aluno… Se assim ocorre, é porque necessitamos simbologicamente de uma data para que estas e outras categorias sejam vistas como especiais, como importantes, sejam valorizadas um pouco ou mais do que o são no cotidiano. É preciso celebrar sim… especialmente o fato de estarmos vivos.

E olha que estamos vivos todos os dias (falei o óbvio, sei! ), mas o nosso aniversário é o símbolo de nossa existência… Se optássemos por ser insuportavelmente discordantes, poderíamos argumentar que então deveríamos comemorar o dia da nossa concepção, quando passamos a existir… Mas, realmente, face à  OPORTUNIDADE de comemorarmos e valorizarmos alguém, creio que discussões são desnecessárias se vêm para desgastar, rechaçar ou se nada acrescentam de construtivo.

Sinceramente, não sou feminista. Nem machista. A minha bandeira é a da humanidade. O meu país é a Terra. A minha cidade é aquela em que estou agora. Pode ser outra ainda hoje… Tenho raízes, mas asas também. Vou caminhando com meus pés e voando com minha cabeça, meu horizonte não é uma linha, mas o infinito em possibilidades…

Portanto, enfatizo hoje o que pensei ontem :

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER !!!

E tudo o mais…

beijos aos concordantes e discordantes …

Alena Cairo

09/03/2006