Pérolas e recordações

A Anna, do Terapia Zero, escreveu assim:

Pois é, esse mês só dá Jorge Amado. Homenageado na Flip, capa da Bravo, capa da Entrelivros… Goste ou não goste, não dá pra não tirar o chapéu pro baiano.

Eu lhe respondi:

Eu aprendi a tirar o meu e a sentar com ele para uma abará e uma cervejinha no largo do Rio Vermelho! (Risos) A Bahia dos becos e do povo comum de Jorge foi uma descoberta para mim, menina protegida dessas verdades pela mãe. A alma de meu pai talvez tenha se inspirado nas linhas do escritor… a baianidade dele, a vagabunda alegria de viver. Ele me mostrou a Bahia que é nossa, é de todos e era de Jorge. A Bahia da rua.  Nesse caso, meu pai foi o meu poeta.

Vale a publicação porque domingo, se ele estivesse vivo, eu lhe daria um beijo em agradecimento. Ele me tirou do mundo da hipocrisia para o qual muitos dos meus se encaminharam. Do mundo vestido de soberba e faz-de-conta, de aparências e vazios. Do mundo em que vale ter 17 cartões e talvez nenhum dinheiro ou alegria. Mostrou-me que era possível andar sem roupas a maior parte do tempo porque isso aqui é trópico, mas também ele ficava lindo em sua camisa de seda pura. Era o pai que não fôra exemplo nenhum na escola, mas que gostava de ler e era curiosíssimo, inteligente e sagaz, além de malandro pela escola da vida. Devido ao que aprendi com ele, consigo gostar de cristal e tomar com prazer uma cervejinha em copo americano, sentar no Soho ou no tamburete de uma barraquinha em ponto de acarajé. Assim é mais fácil e mais possível viver. A gente nunca anda insatisfeito e consegue sorver da vida o que há de melhor: as pessoas, as companhias, as vivências.

Anúncios

Um comentário sobre “Pérolas e recordações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s