O soneto que não foi escrito

Mais um pouquinho de Jorge Amado, já que a FLIP começou ontem. Que arrepio é esse de pensar no show de Bethânia?

“O soneto que não foi escrito”

        ” O poeta Antônio Bruno faleceu, vítima de fulminante enfarte – o segundo em curto prazo – , a 25 de setembro de 1940. A manhã luminosa, de atmosfera límpida e temperatura amena, trouxera-lhe à memória outra manhã assim, diáfana, entrando pela clarabóia, iluminando o estúdiu parisiense, envolvendo, rósea e transparente camisola, o corpo nu da mulher adormecida. Visão digna de um soneto, pensara, mas não o escrevera pois a moça despertou e estendeu-lhe os braços.

         Ao recordar, tomou do papel e da caneta, e com sua bela caligrafia quase desenhada traçou no alto da página o que deveria ser um poema de amor: ” A Camisola de Dormir.” A lembrança tornou-se dolorosa, a saudade cruciante, ai, nunca mais! O poeta não teve tempo para um verso sequer: levou a  mão ao peito, arriou a cabeça em cima do papel, abriu vaga na Academia Brasileira.

        O  primeiro enfarte o acometera exatamente três meses antes, ao escutar, num programa de rádio, a notícia da queda de Paris.”

(Amado, Jorge. Farda Fardão Camisola de Dormir)

Anúncios

2 comentários sobre “O soneto que não foi escrito

  1. Alena, há algum tempo cheguei ao seu blog através do finado Megeras e me encantei com a sua escrita, mas nunca tinha comentado por aqui. Mas hoje, depois de clicar nesse link e ter esse mesmo arrepio lendo sobre o show da Bethânia, resolvi me inaugurar por aqui… rsrsrsrs
    Realmente, que vontade de vê-la cantando ao vivo. E, principalmente, declamando Fernando Pessoa, que é das coisas mais lindas da Terra.

    _____________________________________

    Gente , o que é aquilo daquele dvd de Bethânia declamando Pessoa? Choro toda vez em que a ouço ! Déia, que bom que vem aqui, que bom que o Megeras a trouxe, gosto muito do que a Ticcia escreve. E que ÓTEMO que comentou , assim fico sabendo que você lê. Um beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s